É normal essa confusão entre design e arte, até porque é comum usar termos como “arte para rede sociais”, “fazer uma arte para seu negócio”, “arte para cartão de visita” e etc.. Mas a real é que são coisas COMPLETAMENTE DIFERENTES.
A principal diferença entre elas é a FUNÇÃO. ◀
A arte não tem uma obrigação de ter uma função especifica. E necessariamente ela não é feita para ser compreendida, ela tem o objetivo de despertar emoções, permitindo que seja interpretadas de maneiras diferentes com base em sentimentos e experiências pessoais. Muitas coisas podem ser consideradas arte, depende muito da visão de mundo de cada um e da própria interpretação.
Já o design procura o contrário disso, ele sempre vai ter uma função, um objetivo e mensagem clara. O design comunica uma mensagem específica e não interpretativa. Por isso é feito pesquisas de público, mercado e estratégias de comunicação.
Apesar do design em alguns casos usar algumas técnicas que originalmente são de movimentos artísticos, como semiótica, fotografia, recortes, ilustrações e etc, os projetos são pensados sempre em solucionar problemas através de métodos e planejamentos propondo comunicações funcionais e eficientes.
Pessoalmente eu acredito que a arte tem um papel fundamental na vida profissional de um designer, é como um ótimo repertório. Quando estudei historia da arte isso abriu minha mente e me ajudou em diversos projetos. Mas ter clareza que eu não faço arte me ajuda a criar projetos de fato funcionais e estratégicos, não presos em apenas senso estético