O principal objetivo do design é dar função, facilitar a comunicação e melhor a experiência. E podemos aplicar esse conceito em documentos que tem uma fama de “chato” e “difícil” como um contrato, essa ferramenta é o “design legal”/visual law que é a prática de elaboração de serviços jurídicos utilizando princípios e técnicas de design para melhorar a experiência, tornando esse documento muito mais atrativo e simples.
Convidamos nossos parceiros da Savi Advocacia para nos ajudar a explicar melhor na prática como funciona, eles separaram algumas dicas de como elaborar esse documento:
💡 Pontos mais “sensíveis” como valores e prazos merecem destaque;
💡 Evite termos que possam ter interpretação dupla ou duvidosa;
💡 Nada de juridiquês! O contrato tem que ser entendido pelas partes;
💡 Se houver questões técnicas mais extensas que devem ser abordadas, é possível colocá-las em um anexo. Assim, o conteúdo não fica de fora, porém, não atrapalha a funcionalidade do contrato principal;
E falando um pouco de design, separamos mais algumas dicas:
💡 Use ícones, quadros, bullet points, cores e tipografias para sinalizar os principais pontos;
💡 Separe o conteúdo por tópicos isso deixa a leitura mais agradável e coerente;
💡 Alinhe a sua identidade visual e fortaleça a personalidade da sua empresa;
O legal design gera inúmeras vantagens:
1 – Melhora a experiencia do cliente e garante a segurança jurídica;
2 – Facilita a comunicação deixando mais leve e simples;
3 – Trás modernidade para a marca;
4 – Humaniza e aproxima;
Quer saber mais? Assista nossa vídeo ou mande uma mensagem para gente!