A arquitetura de marcas é a ferramenta que permite estabelecer relações entre uma marca e outras marcas associadas a ela, sejam de produtos ou de serviços. Ela é responsável em passar clareza ao público na hora de identificar uma marca e suas divisões (produto, serviço, sub marcas, etc), já que ela organiza de maneira estratégica como isso irá funcionar.
Ela é muito importante para trazer posicionamento, facilitar a identificação e gerar sinergia visual e verbal. Ajudando a marca a crescer de maneira estruturada, sendo mais eficaz e assertiva em sua comunicação.
Tipos de arquitetura de marcas
Existe vários tipos de arquitetura de marca e isso vária conforme o nível de influência que a marca mãe (marca master) tem com as demais. Vamos conhecer cada um deles!
Monolítico
Todas as empresas do grupo têm o mesmo símbolo, podendo ter pequenas variações de cor ou na assinatura do texto.
Endossado
O endosso geralmente acontece de três formas: ou uma assinatura (“powered by”), ou algum elemento do nome (Nestlé e suas Nespresso, Nescafé, Nesfit, etc) ou com a presença da marca mãe das outras marcas como no exemplo a baixo.
Submarca
As marcas carregam alguma semelhança com a marca guarda chuva.
Independência
As marcas não tem nenhuma semelhança entre si. Apesar de fazer parte do mesmo grupo ou empresa.
Não existe uma arquitetura melhor ou pior para se escolher e sim a que funciona de acordo com sua estratégia de mercado, por isso o processo envolve muita pesquisa e um forte compreensão do seu posicionamento e branding. As divisões da marca serve para trazer clareza e não deixar ainda mais confuso, então lembre-se que ideia central não é ficar criando vários nomes e logos diferentes para produtos ou serviços e sim facilitar a compreensão e comunicação!